segunda-feira, 2 de maio de 2016

HUMILDADE OU FALSA MODÉSTIA?



"Humildade ou Falsa Modéstia?
Sabe sempre bem ouvir um elogio, não conheço ninguém que não goste. 
Na verdade o elogio é o reconhecimento de algo e se o recebemos é porque algum mérito tivémos para tal. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em lidar com os elogios, umas rejeitam porque acham que não são merecedoras, outras porque pensam que aceitar elogios são sinónimo de orgulho, e ainda há aquele grupo de pessoas que fingem ser humildes mas que no fundo o que mais procuram é ser elogiadas, aliás não conseguem viver sem elogios. Durante algum tempo confesso, tive problemas em lidar com os elogios, como cristã que sou, para mim louvores e honras são para Deus, e ficava constrangida sempre que recebia um elogio sem saber muito bem como reagir.
Com o tempo percebi que o elogio é bom se for bem gerido, as pessoas são gentis, sinceras e apenas querem demonstrá-lo, então porque não aceitar algo que é nos dado com tanto carinho? O problema não está em receber o elogio, está em deixar o elogio subir à cabeça.

Ser humilde não é sentir-se inferior, mas sim, saber que não é superior a ninguém. Ser humilde, é ter consciência das suas limitações, reconhecer o seu valor, e ainda assim, não se exaltar a si mesmo, não se ensoberbecer e manter a simplicidade do coração. É saber gerir os elogios e não se tornar numa pessoa vaidosa, arrogante e orgulhosa.
A falsa modéstia muitas vezes confunde-se com humildade, mas nada têm em comum. Quantas são as pessoas que elogiamos, e fingem que não são merecedoras, só para nos ouvirem uma e outra vez a dar o mesmo elogio? Por vezes são pessoas muito inseguras e precisam disso para levantar a sua autoestima. Mas também há casos de puro egocentrismo...
Aceite o elogio! Se não tem consciência do seu valor, passe a ter, se tem, não finja que não tem. 
A falsa modéstia é pura vaidade, nada tem de humildade.

Eu reconheço que Deus é a minha grande inspiração e que transporto para o papel o dom que Ele me deu, e dou-Lhe toda a honra e louvor por isso, mas também tenho de ter consciência do meu valor e do meu trabalho, e isso não é ser orgulhosa mas sim valorizar-me, é ser sincera comigo mesma e não aparentar uma falsa humildade, uma falsa modéstia.
Sou grata a todos os que elogiam o meu trabalho, a minha escrita, e direciono a minha gratidão também para com Deus, por me inspirar e peço-Lhe todos os dias para que guarde o meu coração.

Aceitar um elogio é aceitar que você tem valor e não faz de si uma pessoa vaidosa ou orgulhosa por isso, faz de si uma pessoa consciente do seu valor, uma pessoa que se ama e que reconhece o seu trabalho. As pessoas demonstram o seu carinho e apreço por nós quando nos dão um elogio e seria uma grande falta de educação não aceitar, por isso não fique constrangida...agradeça!
Agora dou-lhe um conselho, e vale o que vale, guarde sempre o seu coração, nunca se esqueça de onde veio, nunca se esqueça dos seus valores, nunca se esqueça de gerir muito bem os elogios que recebe. É muito fácil perder-se..." - Celeste Martins
© Todos os Direitos Reservados
(Pode partilhar, copiar desde que preserve o nome do autor(a).)