"Ao longo da vida, quantas vezes já nos prejudicámos por não sermos assertivos? Por não dizer o que se pensa, por não dizer "sim" ou "não", para não desagradar esta ou aquela pessoa, resignando-se, ficando infeliz ou contrariado(a) em vez de fazer ou dizer o que achava certo?
No intuito de não querermos magoar os outros por vezes magoamo-nos a nós próprios, engolindo palavras que deveriam ser ditas, deixando que decidam a nossa vida, com receio de contrariar e melindrar alguém.
No fundo fazêmo-lo porque temos receio de magoar, de perder essa pessoa, mesmo embora ela mesma, consciente ou inconscientemente esteja a fazê-lo a nós próprios.
Nem sempre é fácil, mas ser assertivo é o melhor caminho!
Não é novidade para quem já segue as minhas publicações ou já leu o meu livro "Atreve-te a Ser Feliz", que creio em Deus e que confio Nele a minha vida, mas Ele deu-me o livre arbítrio por alguma razão.
Eu decido e Ele respeita a minha decisão, Deus não é um ditador, não obriga ninguém a fazer o que não quer, no entanto, tudo é lícito mas nem tudo me convém. Cabe-me a mim decidir o que é melhor para mim e o que não quero de todo.
Percebi com a minha experiência de vida que sou eu que controlo a minha vida e não posso nem devo deixar esse controlo nas mãos de ninguém.
Se situações menos felizes aconteceram, a única responsável fui eu, por não assumir o controlo da minha vida.
O facto de não termos coragem para dizer: "Obrigada, mas não é assim que eu quero", acredite, vai arrepender-se por não o ter feito.
Jamais permita que outros imponham as suas ideias, decidam a sua vida e façam por si o que tem de ser você mesmo a fazer... mesmo que as intenções deles sejam as melhores, o resultado poderá não ser o esperado e com sorte ainda ficará com a fama de ingrato(a) e incapaz.
Aprender a dizer "não ou sim" na hora certa, é essêncial para a sua felicidade!
Devemos respeitar as opiniões e decisões alheias, é um facto, mas desde que estas não interfiram directamente na nossa vida, se este for o caso, pense em si próprio(a) e se não for bom para si, não tema dizer o que pensa e decidir o melhor para si.
Há quem confunda egoísmo com amor-próprio. A minha liberdade termina quando começa a liberdade do outro, isto é respeito!
Pensar em nós próprios não é um ato de egoísmo, mas sim de amor-próprio! Egoísmo... é não respeitar os outros.
É tempo de aprender a amar-se e não permitir que controlem a sua vida. Ninguém nasce ensinado...melhor ou pior faça você mesmo, e não permita que o(a) façam sentir culpado(a) ou ingrato por isso.
É a Sua Vida!" - Celeste Martins
É a Sua Vida!" - Celeste Martins
Atreve-te a ser Feliz!