terça-feira, 16 de setembro de 2014

AMOR-PRÓPRIO... PRECISA-SE!


"Ao longo da vida, quantas vezes já nos prejudicámos por não sermos assertivos? Por não dizer o que se pensa, por não dizer "sim" ou "não", para não desagradar esta ou aquela pessoa, resignando-se, ficando infeliz ou contrariado(a) em vez de fazer ou dizer o que achava certo?

No intuito de não querermos magoar os outros por vezes magoamo-nos a nós próprios, engolindo palavras que deveriam ser ditas, deixando que decidam a nossa vida, com receio de contrariar e melindrar alguém.

No fundo fazêmo-lo porque temos receio de magoar, de perder essa pessoa, mesmo embora ela mesma, consciente ou inconscientemente esteja a fazê-lo a nós próprios.
Nem sempre é fácil, mas ser assertivo é o melhor caminho! 

Não é novidade para quem já segue as minhas publicações ou já leu o meu livro "Atreve-te a Ser Feliz", que creio em Deus e que confio Nele a minha vida, mas Ele deu-me o livre arbítrio por alguma razão.
Eu decido e Ele respeita a minha decisão, Deus não é um ditador, não obriga ninguém a fazer o que não quer, no entanto, tudo é lícito mas nem tudo me convém. Cabe-me a mim decidir o que é melhor para mim e o que não quero de todo.
Percebi com a minha experiência de vida que sou eu que controlo a minha vida e não posso nem devo deixar esse controlo nas mãos de ninguém.

Se situações menos felizes aconteceram, a única responsável fui eu, por não assumir o controlo da minha vida.

O facto de não termos coragem para dizer: "Obrigada, mas não é assim que eu quero", acredite, vai arrepender-se por não o ter feito.
Jamais permita que outros imponham as suas ideias, decidam a sua vida e façam por si o que tem de ser você mesmo a fazer... mesmo que as intenções deles sejam as melhores, o resultado poderá não ser o esperado e com sorte ainda ficará com a fama de ingrato(a) e incapaz. 

Aprender a dizer "não ou sim" na hora certa, é essêncial para a sua felicidade!

Devemos respeitar as opiniões e decisões alheias, é um facto, mas desde que estas não interfiram directamente na nossa vida, se este for o caso, pense em si próprio(a) e se não for bom para si, não tema dizer o que pensa e decidir o melhor para si. 

Há quem confunda egoísmo com amor-próprio. A minha liberdade termina quando começa a liberdade do outro, isto é respeito!
Pensar em nós próprios não é um ato de egoísmo, mas sim de amor-próprio! Egoísmo... é não respeitar os outros.
É tempo de aprender a amar-se e não permitir que controlem a sua vida. Ninguém nasce ensinado...melhor ou pior faça você mesmo, e não permita que o(a) façam sentir culpado(a) ou ingrato por isso. 
É a Sua Vida!" - Celeste Martins

Atreve-te a ser Feliz!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

VENCER O MEDO! "Se me faltar o chão…eu tenho asas.”



"Hesitei se deveria partilhar ou não esta minha experiência, mas talvez a minha partilha ajude alguém. Há uns meses atrás vivi uns dias muito difíceis…


Na semana em que tinha marcado a data do lançamento do meu livro “Atreve-te a Ser Feliz”, detectei um nódulo no peito e podem imaginar o impacto. Ainda assim, apesar do primeiro impacto ter sido um choque, decidi confiar em Deus. Ficar angustiada até receber o resultado do exame não iria mudar nada, mas mesmo assim os pensamentos negativos tentavam me assolar, foi uma luta dentro de mim, pois ao mesmo tempo que o medo tentava me dominar, havia uma força maior dentro de mim que me ajudava a dissipar todas as dúvidas e receios.


No dia seguinte fui ao médico e o diagnóstico era reservado, era necessário fazer exames. Quando saí do consultório com os exames marcados com urgência, foi um misto de emoções e pensamentos. Nem queria acreditar que isto estava mesmo a acontecer!

Existiam como que duas vozes dentro de mim, uma era a do medo, imaginando o pior cenário, a outra dizendo “calma, isto não é nada de grave”.  Saí dali e pedi ao meu marido para me levar a ver o mar, precisava digerir tudo aquilo que estava a viver. Após alguns momentos de reflexão e oração olhando para o mar, a sua imensidão e de respirar aquela brisa, fiquei mais tranquila, o medo foi se desvanecendo e mais uma vez uma voz dentro de mim dizia,“ calma, isto não é nada de grave”.


Apesar de confiar que Deus era comigo, havia como uma nuvem negra a pairar na minha mente, nuvem essa repleta de medos, receios e dúvidas que eu constantemente afastava, mas no meu coração estava fortalecida e pronta para o desse e viesse.

Naquele momento não sabia o que me esperava mas disse para o meu marido: “Não sei o que o futuro me reserva mas uma coisa eu sei, vou voar na mesma, e se me faltar o chão…eu tenho asas.”


Se o meu lema de vida já era atrever-me a ser feliz todos os dias, agora ainda era mais, pois nada iria impedir de eu realizar o meu sonho e viver a vida com intensidade e paixão que sempre vivi. Um dia de cada vez… pois todos os minutos, segundos são preciosos.


No dia seguinte fui fazer o exame e por incrível que pareça estava em paz, apesar de que, de vez em quando, lá vinha a nuvem negra tentar desestabilizar-me. Apesar de vir do hospital já com um pré-diagnóstico, ainda tive de esperar uns dias pelo relatório. 

Graças a Deus ... Boas notícias!


Nunca deixe de fazer exames por medo, se detectou algo estranho no seu corpo deve agir rapidamente, deixar o tempo passar não vai resolver. Tenha coragem e fé! Lembre-se que a vida é preciosa, aproveite cada minuto para ser feliz e nunca desista de si.


Não sabemos quantos dias temos pela frente mas todos temos uma certeza, que um dia partiremos para a casa do Pai…até lá…Viva de facto e atreva-se a ser feliz!" - Celeste Martins

Atreve-te a ser Feliz!